quarta-feira, 29 de junho de 2011

Terrário: um pedaço da natureza na nossa sala de aula

O que mantém plantas e animais vivos? 

De onde vem a água da chuva?

Será que as plantas e bichinhos como a minhoca, o tatu-bola e o caracol podem sobreviver em um ambiente fechado sem rega?
Estas e outras tantas respostas estão sendo encontradas num experimentos simples realizado em sala de aula. 
Seria menos trabalhoso relembrar com um esquema no quadro-negro como a água armazenada na terra se condensa e retorna em forma de chuva para ser novamente absorvida pelas plantas, porém, a professora de ciências , Rosemeire, optou por um caminho bem mais interessante! 
O terrário permite explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. É testando e comprovando que as crianças fazem ciência exatamente como os cientistas.O objetivo, é aproximar a ciência do universo infantil e de outras disciplinas como Língua Portuguesa.
Mais que a importância de os alunos observarem e levantarem hipóteses, eles estão aprendendo que discutir, argumentar, ler e escrever são atividades a ser exploradas nas aulas de Ciências. Como? Nas discussões para a resolução de uma situação-problema e nos registros do experimento, por exemplo. 
A alfabetização científica deve ser prioridade de todo projeto pedagógico. Para que as crianças descubram o mundo ao seu redor, o ideal é que o primeiro contato com os conceitos naturais aconteça de maneira divertida, investigativa e planejada. Memorizar fatos isolados, fórmulas e termos técnicos, portanto, não funciona mais como estratégia de ensino. A garotada precisa de tempo e de oportunidade para observar, testar e trilhar caminhos errados. 

Ih, choveu no terrário! De onde veio a água?

O projeto sobre meio ambiente começou em 2010, quando as turmas de 4ª série apresentaram um grande interesse em aprender mais sobre a vida das plantas no nosso planeta, que era um conteúdo da etapa anterior e que não havia sido abordado.
Eles aprenderam que o planeta Terra é formado por água, terra e ar. Em 2011, era preciso aprofundar esse conceito. Como funciona a vida? O que mantém plantas e animais vivos? Quando e como os seres humanos devem interferir na natureza?
Os alunos resolveram testar algumas hipóteses que levantaram. O terrário deveria ficar aberto ou fechado?
Quase todas disseram que deveriam ficar abertos. As conseqüências da decisão, tomada coletivamente, tem sido observada nos terrários de quase todos: o solo secou, as plantas murcharam e os bichinhos que foram colocados fugiram ou morreram. Enquanto isso, quem optou por deixar o terrário fechado com plástico transparente estava com as paredes embaçadas, a terra úmida e as plantas molhadas. Tudo está sendo registrado pelos alunos, em forma de desenhos e textos diários, que servirão de avaliação para a professora.
Os primeiros resultados já estão aparecendo e sendo registrados fotograficamente!
Denison foi o primeiro a trazer o seu experimento para mostrar para a turma!
No seu terrário foram  plantadas sementes de "coentro", que já estão vivinhas com todo cuidado que ele tem com seu trabalho.




















A turma ficou mais intrigada quando os primeiros terrários começaram a ser expostos em sala.
Se ninguém estava regando as plantas, de onde vinha aquela água?
As turmas já tinham aprendido em outra atividade os estados da água e foi fácil, durante as discussões, chegar à conclusão de que a "chuva" foi causada pelos fenômenos da condensação e evaporação da água armazenada na terra e da transpiração das plantas.
Agora, sim, todos motivados compreenderam o ciclo da água na prática.

Outros terrários também já vieram ilustrar as nossas aulas de ciências:

Mileide, Andreza e Amanda, optaram por plantar cebolinha.






















Luan e seus colegas de grupo, plantaram alface!























Raphael Victor e seus colegas de grupo plantaram feijão...























Michelly e Laila,




































Muitos outros grupos estão também preparando seus terrários para os registros. Acompanhem...
Em breve eles também estarão por aqui.
Para aprender mais sobre o funcionamento deste microcosmo criado pelos alunos, será preciso estudar um precioso elemento: o solo.
A professora pediu que cada estudante levasse à escola um pouco de terra do jardim de casa, da horta e de canteiros de rua. O objetivo da atividade é trabalhar novamente a observação, importante procedimento científico, ao confrontar as crianças com diferentes cores de solo, que é o tema da nossa próxima unidade de estudos.
Os resultados também estarão registrados aqui... em breve!