quarta-feira, 2 de junho de 2010

Diferenças entre a célula animal e vegetal...

Os seres vivos são formados de células 

Tanto o ser humano e uma árvore possuem células. Estas células (animais e vegetais) são um pouco diferentes uma da outra e nem todas as células que compõem o corpo de um ser vivo são iguais. Assim que todos os seres vivos são constituídos de células.Quase todas as células são microscópicas, isto é, são tão pequenas que não podem ser vistas sem um aparelho de aumento. Por isso, para observar as células utiliza-se o microscópio.
Com a invenção e o aperfeiçoamento do microscópio, muitas descobertas importantes foram feitas; vários cientistas começaram a examinar cortes de animais e vegetais ao microscópio e, pouco a pouco, foram desvendando a estrutura das células. (Corte é a apresentação da parte interior de um corpo ou objeto).
A idéia de que os seres vivos eram formados por células só se estabeleceu definitivamente no século XIX. Dois biólogos alemães, Theodor Schwann e Mathias Schleiden, trabalhavam separadamente nessa época: Schleiden com células vegetais e Schwann com células animais. Reunindo o resultado de suas observações e de outros pesquisadores, eles chegaram à conclusão de que todos os seres vivos possuem células e que elas são a menor porção de matéria viva capaz de realizar as diversas funções que mantêm a vida em um organismo.
Os vírus são os únicos seres vivos, que não são formados de células, um grupo muito especial que atualmente, é considerado como integrante do mundo vivo.
            A célula possui basicamente três componentes: membrana, citoplasma e núcleo:
Membrana: envolve externamente a célula e controla as trocas de substâncias diversas entre ela e o meio que se encontra.
Citoplasma: região que contém uma solução gelatinosa em que estão imersos diferentes tipos de orgânulos que executam atividades diversas, como respiração, excreção, armazenamento de substâncias nutritivas, etc.
            Núcleo: é a estrutura que comanda as atividades celulares e que regula o mecanismo de reprodução. 
Ele Possui em seu interior moléculas especiais chamadas ácidos nucléicos. São essas moléculas que 
basicamente organizam o material genético, que comanda as diversas atividades celulares e regula o mecanismo de reprodução. 

DIFERENÇA ENTRE CÉLULA ANIMAL E VEGETAL:

A célula animal é uma célula que se pode encontrar nos animais e que se distingue da célula vegetal pela ausência de parede celular e de plastos.

Observe as ilustrações:












              Há pequenas diferenças entre as células dos animais e as células das plantas. Todas têm um núcleo que contém um código que é diferente em todos os seres vivos, todas têm uma membrana celular que protege as células e todas têm um citoplasma no seu interior. Mas as células animais são muito diferentes das vegetais na sua forma, ( falando de uma forma bem simples) porque as animais têm forma arredondada e as vegetais têm forma retangular. 

Um comentário:

Anônimo disse...

horriveu odiei nao explica nada esperava mais diferenças do que isso