quinta-feira, 24 de junho de 2010

MATEMÁTICA: Mosaicos e Simetria

Conforme prometi à sala 02, trouxe para vocês algumas imagens e informações sobre a CASA DE CACOS, que está localizada em Contagem.
Conheça um pouco mais da história da Casa de Cacos, clicando aqui.













Trata-se da casa que pertenceu ao geógrafo e professor Carlos Luis de Almeida, na Rua Ignez Glazman de Almeida, no bairro Bernardo Monteiro, em Contagem.
A obra de Carlos Luis, é um típico exemplo da arquitetura espontânea.
A casa é toda revestida  por fragmentos de louça. 
São formadas  figuras, tanto geométricas como humanas. Também há esculturas de animais, realizadas com esse mesmo processo, no jardim.
De 1963 até 1989, Almeida se dedicou ao projeto. A residência é totalmente revestida artesanalmente de cacos de louça e vidros, inclusive os móveis, utensílios e adereços internos. O resultado, entre o exótico e o surreal, é conhecido no Brasil e no exterior, já que os fragmentos de mosaico encantam pela forma como as cores são combinadas e como são reordenados os diversos pedaços.
Antes mesmo dos homens fazerem construções de alvenaria, enfeitavam as paredes das cavernas em que moravam com desenhos e pinturas coloridas.
Nossos antepassados inventaram muitos jeitos de embelezar paredes, tetos e até o chão. E uma das formas mais bela de fazer isso é usando mosaicos.Mosaico é a arte de produzir, através de pequenos cacos ou outros produtos, desenhos e criações das mais diversas .  Estes desenhos criados variam em formatos , cores e motivos.   Cada obra é única em sua criação e muito difícil de ser reproduzida, pois o seu trabalho artesanal cria motivos dos mais complexos e diversificados.
No Brasil o mosaico foi muito utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras. Ele ainda é utilizado, principalmente na construção civil em imensos painéis, na decoração de piscinas e em pisos e paredes dos mais diversos
ambientes.
Depois de toda essa informação, vamos agora construir alguns mosaicos?
O trabalho será realizado no próximo dia 02 de julho, em sala, durante a nossa tão esperada aula semanal de geometria.
Providencie o material pedido e vamos mostrar a nossa arte!

1º passo: Escolha algumas folhas de papel de várias cores e corte-as em pedaços pequenos. Não se preocupe em deixar tudo igual. A beleza de um mosaico está na diversidade de tamanhos e cores.

2º passo: Pegue uma folha de cartolina branca. Faça um esboço do seu mosaico. Passe cola numa parte do desenho e comece a colar os pedaços de papel colorido que você picou.

3º passo: Passe cola na outra parte e repita o procedimento, encaixando os pedaços de papel colorido lado a lado. Você pode criar um desenho abstrato, geométrico como o piso de uma catedral, ou uma imagem decorativa. 
Use sua imaginação!

Gifs para orkut

Nenhum comentário: